quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Títulos – Campeonato Paulista de 1914

Fundado em 1910, o Corinthians disputou seu primeiro Campeonato Paulista em 1913. O que ninguém imaginava é que já em 1914 o clube conquistaria o seu primeiro título, e ainda por cima com 100% de aproveitamento, sendo o primeiro time a alcançar esse feito na história do torneio.

O campeonato era disputado em pontos corridos, com as equipes se enfrentando em turno e returno. Na época, a classificação era feita a partir da soma dos pontos perdidos, e não dos pontos ganhos, como acontece atualmente, e quem desperdiçasse menos pontos seria o campeão.

E o Corinthians se sagrou campeão de forma invicta, com 10 vitórias em 10 partidas, marcando 37 gols e sofrendo apenas nove. Em uma campanha irretocável, levantamos a taça por antecipação na penúltima rodada, em 8 de novembro, diante do adversário direto ao título, o Campos Elísios. Em partida disputada no Parque Antártica, goleamos por 4x0 – gols de Police, Peres, Neco e Apparício.

Arrasador, o Corinthians aplicou sonoras goleadas em seus adversários ao longo da campanha, como o 6x0 na estreia contra o Lusitano e as duas vitórias sobre o Campos Elísios, por 5x1 e 4x0. De quebra, ainda teve o artilheiro da competição, Neco, com 12 gols.


Time-base: Aristides; Fúlvio e Casemiro González; Police, Bianco e César Nunes; Américo, Peres, Amílcar Barbuy, Apparício e Neco. Técnico: Casemiro González.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário