terça-feira, 23 de agosto de 2016

Títulos – Supercopa do Brasil de 1991

A Supercopa do Brasil, competição já extinta, era um confronto que reunia os dois times que tivessem conquistado títulos nacionais na temporada anterior, ou seja, os vencedores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Disputada nos mesmos moldes das Supercopas europeias, ela servia como um tira-teima para definir o "campeão dos campeões" do futebol nacional. Mas a competição nem chegou a se firmar: foi realizada apenas nos anos de 1990 e 1991, logo após a criação da Copa do Brasil, em 1989.

Na segunda edição do torneio, em 1991, o confronto colocou frente a frente Corinthians, campeão do Campeonato Brasileiro de 1990, e Flamengo, vencedor da Copa do Brasil de 1990. Segundo consta, a realização da partida se deu por insistência do então presidente flamenguista, Márcio Braga, que solicitava esse encontro à CBF por fazer questão de descobrir qual dos dois clubes era o verdadeiro campeão do país.

No dia 27 de janeiro de 1991, ainda na pré-temporada, e em jogo único, no Morumbi, deu Corinthians: 1x0, gol de Neto, aos 25 minutos do segundo tempo.

Comemorada apenas um mês após o nosso primeiro título brasileiro, em dezembro do ano anterior, a Supercopa do Brasil foi a segunda conquista nacional oficial do Corinthians, já que a taça possuía a chancela da CBF.

Até os dias de hoje, a competição jamais voltou a ser realizada, ainda que já se tenha levantado a hipótese de um retorno. Mas enquanto isso não acontece, o Corinthians segue como detentor do título desde 1991.

Time-Base: Ronaldo; Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Tupãzinho (Édson) e Neto; Fabinho, Paulo Sérgio e Mauro (Ezequiel). Técnico: Nelsinho Baptista.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário