sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Títulos – Torneio Internacional de Verão de São Paulo de 1987

Assim como na temporada anterior, o Corinthians iniciou o ano de 1987 disputando mais um título: o Torneio Internacional de Verão de São Paulo.

A disputa se tratava de um campeonato amistoso de pré-temporada que envolvia três equipes, sendo duas brasileiras (Corinthians e Joinville) e uma estrangeira (o Colônia, da Alemanha). Em um sistema completamente maluco (como de costume nos torneios não oficiais da época), as raras informações encontradas sobre a disputa informam que as três equipes formavam um triangular, mas que não haveria jogos de todos contra todos, já que não estava previsto o confronto entre os dois times brasileiros. Isso quer dizer que o Colônia faria duas partidas, mas Corinthians e Joinville entrariam em campo apenas uma vez. Vai entender...

O único compromisso do Timão na disputa, contra o Colônia, se deu em 23 de janeiro de 1987. O adversário tinha em seu elenco Harald Schumacher, um dos maiores goleiros da Seleção Alemã em todos os tempos, mas ele acabou sendo o grande responsável pela vitória corinthiana por 1x0 ao tomar um frangaço em um cabeceio de Jatobá após cobrança de escanteio.

Quanto à outra partida do triangular, o que se conta é que Colônia e Joinville empataram em 1x1, resultado que bastou para que o Corinthians levasse o troféu para casa.

É comum encontrarmos algumas fontes que chamam essa disputa de II Torneio Internacional de Verão Cidade de Santos, já que o Corinthians havia disputado – e vencido – em Santos um torneio de pré-temporada similar a esse em 1986. Mas isso não faz o menor sentido, já que a partida entre Corinthians e Colônia foi disputada em São Paulo, no Pacaembu, fora o fato de que nem o Santos Futebol Clube e nem a cidade de Santos possuem nenhum tipo de ligação com a organização do torneio.

Time-base: Carlos (Waldir Peres); Édson, Edivaldo (Marco Antônio), Jatobá e Jacenir; Márcio, Paulo César Catanoce (Wilson Mano) e Biro-Biro; Eduardo (Ricardo), Edmar e João Paulo (Cacau). Técnico: Jorge Vieira.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário