sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Títulos – Torneio Quinela de Ouro de 1942

Também chamado de Taça Supremacia, Quina de Ases ou Torneio das Cinco Estrelas pela romântica imprensa esportiva do período, o Torneio Quinela de Ouro foi uma competição entre equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro disputada uma única vez, no ano de 1942. O certame, que reunia algumas das principais equipes dos dois estados, foi uma espécie de precursor do Torneio Rio-São Paulo, que iniciaria sua era regular apenas em 1950. Os participantes foram os grandes da capital paulista (Corinthians, Palestra de São Paulo – antigo Palestra Itália, que na sequência mudaria seu nome para Palmeiras – e São Paulo) e dois dentre os mais importantes clubes cariocas (Flamengo e Fluminense).

Com sede no recém-inaugurado Pacaembu – todas as partidas do torneio foram jogadas no estádio –, a competição era disputada em pontos corridos, em turno único, definindo-se o campeão após cada equipe realizar quatro partidas.

Estreamos com um empate em 3x3 contra o São Paulo, resultado seguido por uma vitória por 2x1 sobre o Fluminense e outro empate, contra o Flamengo, em 1x1. Por coincidência, enfrentaríamos na última rodada o Palestra, adversário com quem dividíamos a liderança. O rival não apenas tinha a mesma pontuação que a gente como inclusive havia realizado uma campanha idêntica à nossa, já que também havia vencido o Fluminense e empatado com São Paulo e Flamengo.

Assim, a partida disputada em 28 de março acabou sendo uma verdadeira final. Só que quem esperava um jogo equilibrado viu uma lavada: 4x1 para o Corinthians, com gols de Dino, Jerônimo, Teleco e Eduardinho, resultado que nos deu mais um título interestadual.

Time-base: Joel (Rato); Agostinho e Chico Preto; Jango, Brandão (Sabiá) e Dino; Jerônimo (Jesus), Servílio, Teleco, Eduardinho e Milani (Carlinhos). Técnico: Carlos Menjou.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário