segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Títulos – Troféu Ramón de Carranza de 1996

O Troféu Ramón de Carranza é um dos torneios amistosos mais tradicionais do mundo. Conhecida popularmente como a Taça das Taças, é uma disputa internacional de verão realizada na cidade de Cádis, na Espanha, desde 1955. Seu nome (em espanhol, Trofeo Ramón de Carranza) é uma homenagem a Ramón de Carranza y Fernández de la Reguera, presidente do Cádiz entre as décadas de 1920 e 1930, que foi o idealizador do evento.

Embora o sistema de disputa tenha sido ligeiramente alterado ao longo dos anos, normalmente os participantes são quatro (dois espanhóis e dois estrangeiros convidados), sendo que desde 1979 o Cádiz participa como anfitrião em todas as temporadas.

A edição de 1996, 42ª da história do torneio, trouxe o Corinthians de volta à disputa depois de 30 anos, já que a equipe havia participado da competição em 1966, ocasião em que não se saiu bem e terminou em quarto, ou seja, na última colocação. Os participantes em 1996, além do Corinthians, foram a equipe mexicana do Atlético Celaya e outras duas espanholas: o Real Betis e o próprio Cádiz. Os quatro times se enfrentariam no sistema de mata-mata, com início já nas semifinais, com os vencedores se enfrentando na final e os perdedores disputando o terceiro lugar.

Nossa estreia foi em 23 de agosto, contra o Cádiz, que, embora fosse o dono da festa, possuía um time muito frágil – naquela temporada, jogava a Segunda Divisão B, terceiro nível do futebol espanhol. Assim, sem sustos ou surpresas, O Corinthians bateu o adversário por 2x0, gols de Alex Rossi e Alcindo, e avançou para a final.

Já no dia seguinte, em 24 de agosto, teríamos pela frente um time mais forte: o Bétis, que naquela época atravessava um bom momento. E o título veio após uma vitória com o mesmo placar da semifinal: 2x0, com dois gols de Marcelinho, um em cada tempo.

No ano seguinte, voltaríamos à disputa, mas sem sucesso: terminamos na terceira colocação. Assim, o Troféu Ramón de Carranza de 1996 ainda é o único na história corinthiana e também o último título amistoso conquistado pelo clube, já que são cada vez mais raras disputas desse tipo.

Time-base: Ronaldo; Villamayor, Célio Silva, Henrique e Sylvinho; Bernardo, Marcelinho Paulista, Marcelinho Carioca e Souza; Alcindo (Jorginho) e Alex Rossi (André Santos). Técnico: Valdir Espinosa.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário