quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Títulos – Torneio Início de 1919

Também chamado de Torneio Eliminatório de Foot-Ball, o Torneio Início do Campeonato Paulista, como seu próprio nome já define, foi uma competição já extinta que servia como uma espécie de aquecimento para o campeonato estadual a ser disputado. Seguindo um modelo já adotado em outros estados brasileiros, as equipes se enfrentavam em partidas de menor duração, sendo todas realizadas no mesmo dia, e eliminatórias, com os vencedores avançando no mata-mata até que fosse definido um campeão.

A competição, organizada pela primeira vez em 1919, tinha como participantes as mesmas 10 equipes que jogariam o Campeonato Paulista daquele ano. Foi realizada em 26 de janeiro, no Estádio da Floresta, propriedade da Associação Atlética das Palmeiras, que além de participar do certame também foi a organizadora.

Nossa estreia foi contra a equipe que então já despontava como nosso maior rival: o Palestra Itália. Após igualdade no placar em 0x0, o critério de desempate, acredite, era o número de escanteios, e como foram cinco corinthianos contra apenas um palestrino, avançamos.

O adversário na etapa seguinte seria o Paulistano, que naqueles tempos era o clube mais vencedor de São Paulo, e novamente vencemos: 1x0, gol de Rogério.

Na partida final, contra o Minas Gerais, com dois gols de Neco e um de Garcia, a goleada por 3x0 deu ao Corinthians a Taça Challenge e o título da primeira edição do Torneio Início.

Foi o primeiro dos nove títulos corinthianos no Torneio Início – um recorde – e também o passo inicial para a conquista do tricampeonato logo nas três primeiras edições da competição, em 1919, 1920 e 1921, o que valeria a posse em definitivo da Taça Challenge.

Time-base: Medaglia; César Nunes e Nando; Gano, Amílcar Barbuy e Ciasca; Américo, Garcia, Bororó, Neco e Rogério. Técnico: Amílcar Barbuy.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário