terça-feira, 22 de novembro de 2016

Títulos – Torneio Início de 1929

Depois de oito anos, o Corinthians voltou a vencer o Torneio Início em 1929.

Nessa época, havia duas entidades de futebol em São Paulo: a Apea e a LAF. Cada uma organizava o seu próprio Campeonato Paulista e também o seu Torneio Início. Como o Corinthians era filiado à Apea, foi o Torneio Início dessa entidade que o Corinthians disputou.

Diferentemente de outras edições dessa competição, a de 1929 não foi realizada antes de começar o Campeonato Paulista, e sim em uma pausa do estadual, no dia 7 de setembro. A disputa teve como sede o Parque Antártica e seguia o já tradicional sistema de jogos de menor duração, eliminatórios, realizados em um mesmo dia.

Na nossa primeira partida, vencemos o Sírio por 1x0, gol de Gambinha.

E no jogo final, contra a Portuguesa, empatamos em 0x0, sendo necessário o desempate pelo número de escanteios, no qual levamos vantagem por 2x0. Assim, levamos para casa o título do Torneio Início pela quarta vez e a Taça Benedito Montenegro, troféu que levava o nome de um importante médico brasileiro do período. Foi, aliás, a primeira vez em que vencemos o Torneio Início e o Campeonato Paulista no mesmo ano.

Time-base: Tuffy; Grané e Del Debbio; Nerino, Guimarães e Munhoz; Apparício, Peres, Valeriano, Gambinha, Rato e Gambinha. Técnico: Virgílio Montarini.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário