sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Títulos – Torneio Início de 1955

O nono e último Torneio Início vencido pelo Corinthians foi o de 1955, 11 anos após a conquista anterior, em 1944.

Realizado no Pacaembu em 24 de julho, seu sistema de disputa era aquele já conhecido das edições anteriores: jogos eliminatórios de menor duração nos quais as equipes participantes se enfrentavam até a definição do campeão.

Estreamos vencendo o Guarani por 1x0, com gol de Paulo.

Posteriormente, empatamos em 0x0 com o XV de Jaú, mas levamos a melhor pelo número de escanteios, que era o critério de desempate, por 1x0.

E na partida decisiva, goleamos o Linense por 4x0, com gols de Paulo, Jansen e dois de Simão.

Com o resultado, o Corinthians foi campeão do Torneio Início pela nona vez – um recorde – e levou para casa a Taça Roberto Gomes Pedrosa, troféu em homenagem a um ex-jogador e dirigente de futebol, que inclusive na década seguinte daria nome a uma competição considerada a precursora do Campeonato Brasileiro que temos nos dias de hoje: o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Com seu prestígio já em declínio, o Torneio Início deixaria de ser disputado já no final da década de 1950, voltando a ser realizado apenas em ocasiões esporádicas. E o Corinthians, com seus nove títulos na competição, detém um recorde que jamais foi ou será superado, e nem mesmo igualado.

Time-base: Valentino; Álvaro e Alan; Olavo, Goiano e Walmir; Simão, Moreno, Paulo, Rafael e Jansen. Técnico: Oswaldo Brandão.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário