segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Títulos – Troféu Fasanello de 1938

Dentre os diversos campeonatos curiosos que o Corinthians já disputou em sua história, chama a atenção um em especial, realizado em 1938, que valia o Troféu Fasanello. Essa disputa foi o festival de encerramento da Campanha da Tábua para a construção do campo do Clube Atlético Ypiranga – lembrando que naqueles tempos era comum que os próprios clubes organizassem festivais como esse com o objetivo de levantarem um dinheiro por meio da bilheteria (poucos meses antes, havíamos disputado – e vencido – um evento semelhante promovido pelo São Paulo Futebol Clube, que se encontrava em sérias dificuldades financeiras).

Participaram do torneio, além do Corinthians e do Ypiranga, o São Paulo e a Portuguesa. O sistema de disputa era de mata-mata, com início já nas semifinais, cujos vencedores avançariam para a final.

Em 20 de novembro, no Parque São Jorge, estreamos batendo o São Paulo por 3x1, com dois gols de Teleco e um de Carlinhos.

Na final, teríamos como adversário a Portuguesa, que venceu o Ypiranga na outra semi. E no dia 1º de dezembro, no Parque Antártica, batemos o rival em uma partida emocionante: a Portuguesa vencia até os 41 minutos do segundo tempo, quando Wílson, que veio do banco de reservas, empatou; apenas três minutos depois, Carlinhos fez o gol da virada, garantindo ao Corinthians a vitória por 2x1 e o Troféu Fasanello.

Time-base: José I (Faustino); Miro e Carlos; Munhoz, Brandão e Tião; Lopes, Servílio, Teleco, Carlito (Pellicciari) (Wílson) e Carlinhos. Técnico: Del Debbio.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

2 comentários:

  1. Já li alguns registros de que a final contra a Portuguesa aconteceu em 28/11, e não em 01/12. Existem documentos para comprovar qual a data correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelo seu acesso!

      Sempre que se trata da data de determinada partida, me baseio no aplicativo Almanaque do Timão, do Celso Unzelte, considerado o maior pesquisador sobre a história do Corinthians. Segundo ele, a partida final contra a Portuguesa foi disputada mesmo na noite de 1º de dezembro. No dia 28 de novembro de 1938, de acordo com a mesma fonte, o Corinthians não entrou em campo: a partida anterior do clube havia sido contra o São Paulo no dia 20 de novembro pelo mesmo torneio.

      Excluir