quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Títulos – Taça Cidade de São Paulo de 1952

A última edição da Taça Cidade de São Paulo foi realizada no ano de 1952.

Participaram da disputa, como sempre, as três equipes mais bem posicionadas no Campeonato Paulista do ano anterior: Corinthians, campeão estadual em 1951; Palmeiras, vice; e Portuguesa, terceira colocada. Nesse triangular, todos jogariam contra todos em partidas realizadas no Pacaembu, e a equipe que somasse mais pontos ficaria com o título.

Conforme já havia sido estabelecido anteriormente, a equipe que vencesse a Taça Cidade de São Paulo cinco vezes alternadas ficaria com o troféu de forma definitiva. Por esse motivo, um elemento que despertou ainda mais interesse em relação à edição de 1952 do torneio foi o fato de que dois dos participantes – Corinthians e Palmeiras – tinham a chance de alcançar esse feito, pois já possuíam quatro títulos cada: enquanto nós havíamos sido campeões em 1942, 1943, 1947 e 1948, o rival havia levantado a taça em 1945, 1946, 1950 e 1951. Assim, a não ser que a Portuguesa fosse campeã, a edição de 1952 seria a derradeira na história da competição – e realmente acabou sendo, pois o título acabaria sendo conquistado pelo Corinthians.

A primeira partida do torneio se deu em 17 de agosto, e vencemos a Portuguesa com goleada: 4x0, com dois gols de Carbone, um de Julião e um de Gatão.

No confronto decisivo, em 27 de agosto, jogaríamos contra o Palmeiras pelo empate, já que nosso adversário havia sido goleado pela Lusa na outra partida do triangular. Só que ganhamos com folga: o Palmeiras saiu na frente com um gol logo no início da partida, mas a reação corinthiana começou rapidamente. E com quatro gols de Carbone e um de Cláudio, vencemos por 5x1, fazendo o rival sofrer outra lavada, conseguindo a nossa segunda goleada naquela competição e, o mais importante, garantindo o quinto título corinthiano na história do torneio, o que permitiu que a Taça Cidade de São Paulo ficasse na nossa sala de troféus para sempre.

Uma curiosidade: foi a única vez em que o Corinthians conquistou a Taça Cidade de São Paulo e o Campeonato Paulista na mesma temporada. Na década de 1940, parecia uma maldição: quem vencia um torneio não conseguia ser campeão do outro – até que no início da década de 1950 o Palmeiras levantou as duas taças. E em 1952, exatamente no ano em que a taça foi conquistada de forma definitiva, o Corinthians também conseguiu essa façanha.

Time-base: Gilmar; Homero e Olavo; Idário, Lorena e Julião; Cláudio, Luizinho, Carbone, Gatão e Mário. Técnico: Rato.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário