segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Títulos – Torneio de Classificação do Campeonato Paulista de 1957

Classificar como título a vitória corinthiana no Torneio de Classificação do Campeonato Paulista de 1957, convenhamos, é forçar a barra. Mas como ela consta em qualquer lista de conquistas da história do Corinthians, temos que considerá-la.

Vamos ao contexto histórico: nos anos de 1956 e 1957, o regulamento do Campeonato Paulista previa um Torneio de Classificação em que os 20 times participantes se enfrentariam em sistema de pontos corridos, em turno único, para decidirem seu futuro na competição: enquanto as 10 primeiras colocadas avançariam para o Campeonato Paulista de fato, as demais 10 disputariam o Torneio de Rebaixamento.

Fato é que em 1957 o Corinthians nadou de braçada no Torneio de Classificação: fez uma campanha invicta, obtendo 13 vitórias e seis empates em 19 jogos, e acabou cinco pontos à frente do segundo colocado – e, portanto, é considerado o campeão desta etapa, já que a fase de classificação não costuma ser computada como parte do Campeonato Paulista, e sim como um torneio individual.

Dentre os resultados mais expressivos alcançados pelo Corinthians ao longo da campanha, destacam-se as goleadas aplicadas sobre Ferroviária (7x1), Linense (5x0) e Botafogo de Ribeirão Preto (5x1).

Ficamos com o título do Torneio de Classificação, mas não obtivemos o mesmo sucesso no Paulista: terminamos na terceira colocação, dois pontos atrás do campeão São Paulo, que nos derrotou exatamente na última rodada da competição e nos ultrapassou na tabela.

Time-base: Gilmar; Olavo e Alfredo (Cássio); Idário, Walmir e Oreco; Cláudio (Zé Carlos), Luizinho, Índio, Paulo (Rafael) (Zague) e Boquita. Técnico: Oswaldo Brandão.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário