segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Taças – Troféu Barracas (1929)

Até 1929, o Corinthians já havia feito três jogos internacionais em sua história, mas tinha perdido todos: duas vezes para o fortíssimo Torino, da Itália, ambas em 1914, e uma para o Peñarol Universitario, do Uruguai, em 1928.

Até que finalmente a primeira vitória internacional aconteceu, no dia 1º de maio de 1929, contra o Barracas, da Argentina. Em amistoso disputado no Parque São Jorge, vencemos por 3x1, com gols de Apparício, Rodrigues e Rato, e assim levamos para casa o Troféu Barracas, oferecido especialmente para aquela partida.

O jogo já seria histórico pelo resultado em si, mas traz ainda uma peculiaridade: impressionado pela garra demonstrada pelos jogadores corinthianos, o cronista Tomás Mazzoni, do jornal A Gazeta, afirmou que a equipe jogou com "fibra de mosqueteiro". Surgiu assim um verdadeiro símbolo corinthiano, e o Mosqueteiro, inclusive, seria posteriormente adotado como mascote oficial do clube.

Time-base: Tuffy; Grané e Del Debbio; Nerino, Amador e Bastos; Apparício, Peres, Gambinha, Rato e Rodrigues. Técnico: Ângelo Rocco.

Para ver uma lista com todas as taças da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outras taças da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário