quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Títulos – Copa Bandeirantes de 1994

Disputada por equipes das três principais divisões do futebol paulista, a Copa Bandeirantes foi um torneio estadual realizado uma única vez, no ano de 1994. Sua relevância se justifica pelo fato de dar ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte, pois em 1995 o futebol de São Paulo passaria a ter três representantes na competição – lembrando que até 1994 eram apenas duas as vagas na Copa do Brasil para as equipes do estado, reservadas ao campeão e ao vice do Campeonato Paulista.

Assim, a Copa Bandeirantes tem uma importância fundamental na história corinthiana por ter pavimentado o caminho para a conquista da nossa primeira Copa do Brasil, já que em 1995 seríamos os vencedores desse torneio.

Os oito participantes da Copa Bandeirantes foram definidos de acordo com a sua colocação no Campeonato Paulista de 1994: entraram na disputa os seis primeiros da série A1, mais os campeões das séries A2 e A3. E foi como terceiro colocado da série A1 que o Corinthians obteve sua vaga para a competição.

O torneio era disputado em formato misto. Na primeira fase, as equipes seriam divididas em duas chaves e enfrentariam apenas seus adversários de grupo, em turno e returno. Apenas os primeiros colocados de cada grupo avançariam de fase, se enfrentando em uma final disputada em jogos de ida e volta.

Pelo Grupo 1, com a companhia de Araçatuba, Novorizontino e São Paulo, o Corinthians foi quase perfeito: ganhou seus cinco primeiros jogos, inclusive goleando o São Paulo por 4x1 na segunda rodada. Já classificado e com a primeira colocação no grupo garantida, se deu o luxo de jogar com time misto e perder para o Novorizontino na última partida, mas nada se alterou. Fizemos, inclusive, a melhor campanha geral, e assim obtivemos nossa vaga para a final contra o Santos, vencedor do Grupo 2.

E aí foi só alegria. No dia 9 de agosto, quem esperava equilíbrio na partida de ida por se tratar de um clássico deve ter se espantado com o linchamento proporcionado pelo Timão no Morumbi: 6x3, com gols de Wilson Mano, Tupãzinho, Marcelinho, Marques e dois de Viola. Com tamanha vantagem, o jogo de volta, em 11 de agosto, também disputado no Morumbi, foi uma mera formalidade. O Santos até abriu o placar, mas Gralak empatou para o Corinthians logo na sequência. E a igualdade em 1x1 foi o suficiente para o Corinthians levantar a taça da primeira – e única – Copa Bandeirantes.


Time-base: Ronaldo (Ricardo Pinto); Wílson Mano (Leandro Silva), Gralak, Henrique (Valdo) e Elias (Daniel); Zé Elias (Tupãzinho), Ezequiel (Marcelinho Paulista) (Jorginho) e Souza (Casagrande); Marcelinho (Embu), Viola (Rivaldo) e Marques (Adil) (Fabinho). Técnico: Jair Pereira.

Para ver uma lista com todos os títulos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros títulos da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário