terça-feira, 11 de abril de 2017

Taças – Taça Amílcar (1919)

No dia 30 de março de 1919, um festival foi promovido pelo União Brasil no campo da Rua Müller. Três partidas seriam disputadas nesse evento, sendo a principal delas o confronto entre Corinthians e União Brasil cujo vencedor ficaria com a Taça Amílcar, oferecida pelo jornal A Gazeta.

Ídolo do Corinthians entre 1913 e 1923, capitão do time por longos anos e também treinador da equipe, Amílcar Barbuy foi o primeiro jogador corinthiano a ser convocado para a Seleção Brasileira, em 1916, e com ela venceu o Campeonato Sul-Americano de 1919. Sua família possuía ligação com o Corinthians desde as origens do clube, e um episódio de sua paixão corinthiana, conforme boatos jamais confirmados, se refere ao dia em que, durante sua passagem pelo Palestra Itália, teria chegado a atuar com a camisa do Corinthians por baixo da do rival.

Desfrutando de tamanho prestígio, não é de se estranhar que uma taça com o seu nome tenha sido criada e colocada em disputa. E nada mais justo do que ela ficar com a equipe da qual Amílcar era o técnico naquela partida, após vitória por 2x0 (os autores dos gols são desconhecidos).

Time-base: Medaglia; Nando e César Nunes; Gano, Bororó e Ciasca; Américo, Garcia, Bingo, Marconi e Del Grande. Técnico: Amílcar Barbuy.

Para ver uma lista com todas as taças da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outras taças da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário