terça-feira, 25 de abril de 2017

Taças – Taça Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho e Taça Olavo Bilac (1920)

Em 13 de junho de 1920, com gols de Garcia, Basílio, Neco e Apparício, o Corinthians goleou o São Bento por 4x1 em um amistoso disputado no estádio da Floresta. O encontro fazia parte de um festival promovido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto cujo intuito era levantar fundos para a construção do Monumento a Olavo Bilac, o qual seria erigido em São Paulo na região em que atualmente se encontra um trecho da avenida Doutor Arnaldo.

Com a vitória, o Corinthians levou para casa duas taças colocadas em disputa na ocasião: a Taça Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho e a Taça Olavo Bilac, ambas oferecidas pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.

O doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, que havia falecido poucos dias antes da data dessa partida, foi o médico fundador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, denominada Casa de Arnaldo, cujo endereço, a avenida Doutor Arnaldo – uma das principais da capital paulista –, também leva o seu nome. Já o homenageado pelo outro troféu, Olavo Bilac, também recém-falecido, foi um dos maiores poetas da história do nosso país e grande nome do parnasianismo.

Uma curiosidade: essa foi a segunda ocasião no ano de 1920 em que levantamos taças amistosas em cima do São Bento, lembrando que a Taça Neco havia sido conquistada contra o mesmo adversário poucos meses antes.

Time-base: Pizzocaro; Nando e César Nunes; Roberto, Hugo e Ciasca; Apparício, Américo, Garcia, Neco e Basílio. Técnico: Amílcar Barbuy.

Para ver uma lista com todas as taças da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outras taças da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário