quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Taças – Taça Cidade de São Paulo (1974)

Durante a década de 1970, duas taças eram oferecidas dentro do Campeonato Paulista: a Taça Cidade de São Paulo, para o vencedor do primeiro turno da competição, e a Taça Governador do Estado, para a equipe campeã do segundo turno.

O fatídico Campeonato Paulista de 1974, do qual o Corinthians foi vice-campeão, seguia essa fórmula. Esse torneio foi disputado em dois turnos, ambos com o mesmo sistema: as equipes participantes se enfrentavam em pontos corridos e quem somasse mais pontos ficaria com o troféu. Finalizados os dois turnos, seus vencedores se enfrentariam na grande final.

O primeiro turno foi conquistado pelo Corinthians, que, com oito vitórias, três empates e duas derrotas, chegou a 19 pontos, um a mais que a vice-campeã Ponte Preta.

A partida que definiu o título do primeiro turno, realizada no Pacaembu em 9 de outubro, foi um clássico contra o São Paulo válido pela última rodada. O empate já bastava para que o Corinthians assegurasse a taça, mas vencemos por 1x0, gol de Zé Roberto, que havia começado a partida no banco de reservas.

Ainda não seria nesse campeonato que acabaríamos com o terrível jejum que já durava 20 anos: acabamos derrotados na final pelo Palmeiras, vencedor do segundo turno.

Time-base: Ado (Armando); Zé Maria, Baldochi (Laércio), Brito e Wladimir; Tião e Rivellino (Dirceu Alves); Vaguinho, Lance, Adãozinho (Zé Roberto) e Peri. Técnico: Sylvio Pirillo.

Para ver uma lista com todas as taças da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outras taças da história do Corinthians, clique aqui.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário