Campeonato Brasileiro 2018 – 38ª rodada
Dificilmente temporadas ruins se encerram de maneira feliz. Na tarde de ontem, um campeonato pavoroso foi finalizado com derrota para o Grêmio, mas ainda ganhamos um prêmio de consolação que nem merecíamos: a nossa 13ª colocação garantiu a última das vagas para a Copa Sul-americana de 2019 – o que, cá entre nós, nem me parece grande coisa, visto que o Corinthians adora passar vergonha nesse tipo de competição.
Por falar em vergonha, nosso Brasileirão foi um vexame. De favoritos ao octa, fomos caindo de produção. Saímos do G6, chegamos a flertar com o rebaixamento e só não ficamos de fora da Sul-americana porque o que mais tinha nesse campeonato era time incompetente. Então, é uma campanha para ser esquecida. Ou melhor, para ser lembrada como exemplo do que não fazer daqui pra frente.
Mas podia ser pior. Há exatos 11 anos, em 2 de dezembro de 2007, após um Grêmio x Corinthians disputado no Rio Grande do Sul por um time que conseguia ser pior do que esse atual, fomos rebaixados para a Série B e tivemos que enfrentar a maior humilhação da nossa história. Desta vez conseguimos nos safar, embora a gente tenha fechado o campeonato com 44 pontos, mesmo número que alcançamos em 2007, e só não caímos pela ruindade dos demais. Mas brigar para não cair me parece pouco para o maior campeão brasileiro (sem fax). No ano que vem precisamos voltar a jogar como o time gigante que somos.
Esperamos que tenha sido a última vez que vimos em campo alguns dos perebas do elenco e que no ano que vem cheguem contratações de qualidade. Quanto ao comando técnico, que a volta de Carille ou a chegada de qualquer outro técnico mais preparado coloque ordem na casa. O que não dá é pra seguir com esse time horroroso e com um técnico que alcança apenas 31% de aproveitamento (foram quatro vitórias, seis empates e nove derrotas).
Resumo do campeonato corinthiano:
• 13ª colocação, com 44 pontos.
• Vaga na Sul-Americana.
• Segundo turno de rebaixado.
• Saldo de gols negativo (fizemos 34 e levamos 35).
• Média de gols marcados inferior a 1 (34 gols pró em 38 jogos).
Resumo da temporada corinthiana:
• 29º título Paulista, na casa do rival, com direito a chororô histórico, histérico e eterno.
• Vexame, como de costume, nas oitavas da Libertadores.
• Vice-campeonato da Copa do Brasil, com direito a VAR decidindo o título a favor do adversário.
• Brasileirão fraquíssimo, 36 pontos atrás do campeão.
Que 2019 seja melhor. Muito melhor.
Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2018,
clique aqui.