terça-feira, 9 de outubro de 2012

Técnicos – Nelsinho Baptista

Nelson Baptista Júnior, mais conhecido como Nelsinho Baptista, nasceu em Campinas no dia 22 de julho de 1950. Iniciou sua carreira no futebol como lateral-direito, e tornou-se técnico logo após sua aposentadoria como jogador. Treinou vários clubes menores, obtendo destaque ao realizar uma excelente campanha com o Novorizontino, time pelo qual foi vice-campeão do Paulistão de 1990, perdendo para o Bragantino na conhecida "final caipira" do estadual. A incrível façanha chamou a atenção do Corinthians, e o treinador foi contratado para o comando do clube do Parque São Jorge no Brasileirão daquele ano.

Naqueles tempos o Corinthians ainda não tinha em sua Sala de Troféus nenhum título nacional e sofria com a fama de "regional": era o maior vencedor do Campeonato Paulista e já havia conquistado diversos Torneios Rio-São Paulo, mas não conseguia vencer o Brasileirão. Esse foi o grande desafio de Nelsinho logo após sua chegada no clube: quebrar o jejum de títulos nacionais. O treinador sabia que tinha nas mãos um elenco bastante limitado, com mais vontade do que técnica, mas sabia também que podia confiar em seus jogadores. Seu grande mérito foi conseguir fechar o grupo e colocar na cabeça de cada um que era sim possível ser campeão naquele ano.

Segundo Ronaldo, goleiro naquela conquista e ídolo eterno da história corinthiana, Nelsinho foi o maior responsável pela campanha campeã, especialmente por trabalhar tão bem o aspecto psicológico dos atletas. Na semana que antecedeu a decisão do Campeonato Brasileiro de 1990 contra o São Paulo, em meio à desconfiança geral, o treinador sempre afirmou que acreditava no título e que todos colocariam seus nomes na história do Corinthians. No dia do primeiro jogo da final, conforme conta Ronaldo, Nelsinho quebrou o silêncio do vestiário com um murro na porta e gritou, acordando a todos: “É hoje! Vocês vão mostrar tudo isso que está guardado aí! O time dos caras é melhor do que o nosso, mas eu quero ver ganhar de vocês! Eles não conseguem de jeito nenhum!”.

Nelsinho foi fundamental também na conquista de mudanças na estrutura do clube. Em tempos que nossa diretoria era uma várzea, chegando ao ponto de proibir treinos em dois períodos para economizar com o almoço dos jogadores, o treinador batalhou para que o time tivesse condições ideais de trabalho. O resultado disso tudo foi o primeiro título brasileiro do Timão, em uma campanha inesquecível.

No início do ano seguinte, Nelsinho conquistou mais uma taça: a Supercopa do Brasil de 1991, confronto em jogo único entre os campeões nacionais do ano anterior (Corinthians, campeão do Campeonato Brasileiro, e Flamengo, campeão da Copa do Brasil), jogo do qual saímos vitoriosos por 1x0. O treinador deixou o Corinthians logo em seguida, mas retornaria pouco tempo depois. Em 1993, disputou mais uma final pelo Timão, a do Campeonato Paulista, mas foi derrotado pelo forte Palmeiras da Parmalat. Em seguida, deixou novamente o comando do clube e passou por diversas outras equipes do Brasil e do exterior.

Nelsinho ainda treinaria o Corinthians em outras 2 ocasiões: de 1996 a 1997, quando foi novamente campeão (no Paulistão de 1997), e em 2007 – mas nessa não foi feliz. Contratado para livrar o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, comandou o time na reta final do torneio. Só que ao contrário do que havia acontecido em 1990, Nelsinho tinha nas mãos um time apático, com jogadores que não tinham o mínimo de comprometimento com a camisa corinthiana. Resultado: 17ª colocação e rebaixamento para a Série B, no momento mais triste de nossa história.

O treinador também foi algoz do Corinthians em mais de uma ocasião. Em 1998, como técnico do São Paulo, derrotou seu ex-clube na final do Paulistão. Repetiria a façanha 10 anos depois, na Copa do Brasil de 2008, quando treinava o Sport. Apesar da vitória corinthiana por 3x1 no jogo de ida da decisão, o Sport conseguiu reverter o resultado no Recife, vencendo o Corinthians por 2x0 e ficando com a taça.

Nelsinho é o 5º técnico com maior número de partidas pelo Corinthians: 192. Atualmente, é treinador no Japão, e chegou inclusive a disputar o Mundial de Clubes da FIFA como campeão do país-sede.

Pelo Corinthians:

Jogos:
192 

Vitórias:
84 

Empates:
66 

Derrotas:
42 

Títulos:
Campeonato Brasileiro: 1990
Supercopa do Brasil: 1991
Campeonato Paulista: 1997


Para ver uma lista dos principais técnicos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros técnicos da história do Corinthians, clique aqui.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário