quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Técnicos – Oswaldo de Oliveira


Oswaldo de Oliveira Filho, nascido no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1950, marcou época no Corinthians. Embora ele tenha sido treinador do clube por pouco tempo, sua média de títulos é impressionante. Em pouco mais de um ano, venceu 3: o Paulista e o Brasileiro em 1999 e o Mundial em 2000.

Sua trajetória no Corinthians começou como assistente do treinador Vanderlei Luxemburgo em sua primeira passagem pelo clube, em 1998. Quando este foi o escolhido para assumir a Seleção Brasileira, ainda no fim de 1998, ficou decidido que Oswaldo seria o seu substituto no Timão. Muitos não gostaram da ideia, devido a sua pouca experiência como treinador, e realmente os resultados iniciais não foram dos melhores, a ponto de a diretoria corinthiana resolver contratar Evaristo de Macedo para ser treinador e colocar Oswaldo novamente no cargo de assistente. Porém, após uma sequência ruim de Evaristo, que ficou apenas 3 meses no cargo, Oswaldo de Oliveira voltou a comandar o time, dessa vez em definitivo.

Aproveitando a base montada por Luxemburgo no título nacional do ano anterior, Oswaldo conseguiu ótimos resultados. Apesar da eliminação para o Palmeiras nas quartas de final da Libertadores de 1999, o time conseguiu uma arrancada sensacional rumo ao título paulista daquele ano, também contra a equipe alviverde. No segundo semestre, Oswaldo guiou o time para o tri campeonato brasileiro em uma campanha arrasadora, na qual o Timão liderou o torneio de ponta a ponta e derrotou o forte time do Atlético-MG na final.

Em 2000 viria a consagração máxima: o título do primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA, conquistado contra o Vasco da Gama, nos pênaltis, em pleno Maracanã. Porém, resultados ruins no Paulistão daquele ano e uma nova eliminação contra o Palmeiras na Libertadores, dessa vez na semifinal, fizeram com que o treinador fosse demitido.

Oswaldo treinou diversas outras equipes importantes do futebol nacional até ser novamente contratado pelo Corinthians, em 2004. Porém, nessa passagem as coisas não deram certo, e ele deixou o clube mais uma vez. Teria uma nova oportunidade em 2016, mas ficou poucas partidas no cargo.

O treinador, que era flamenguista quando jovem, chegou a declarar recentemente que jamais comemoraria um gol contra o Corinthians em sua carreira. Ele afirma que se tornou corinthiano após sua trajetória no clube, pois lá ganhou diversos títulos e, mais importante que isso, a torcida o ganhou para sempre. Pelos resultados alcançados e pelo carinho demonstrado pelo clube, Oswaldo de Oliveira, merecidamente, ganhou espaço nos corações de todos os torcedores corinthianos.

Pelo Corinthians:

Jogos:
112

Vitórias:
58

Empates:
21

Derrotas:
33

Títulos:
Mundial de Clubes da FIFA: 2000
Campeonato Brasileiro: 1999
Campeonato Paulista: 1999


Para ver uma lista dos principais técnicos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros técnicos da história do Corinthians, clique aqui.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário