Naquela ressaca pós-título e com time misto, não teve jeito: perdemos (aliás, fomos goleados) pelo forte time do Flamengo, que ainda briga por vaga na Libertadores. Tomamos três gols em 25 minutos, aliás. Nem me lembro a última vez que isso aconteceu.
Nosso único interesse na partida era igualar o feito do Cruzeiro de 2013, que conseguiu bater todos os adversários do campeonato pelo menos uma vez, mas não deu. Vencemos todos, menos o Flamengo. Mas cá entre nós: moralmente, vencemos, né? Aquele empate no primeiro turno era pra ter sido vitória nossa.
Próximo jogo: 26/11, contra o Atlético-MG, em casa, pelo Brasileirão.
Veja os gols no vídeo:
Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2017, clique aqui.
Há muito o que se falar sobre o título, mas como é sempre difícil organizar as ideias em dias de comemoração, vou me concentrar especificamente nos dados da partida de ontem:
• O Corinthians precisava ganhar para matar o campeonato. E ganhou.
• Saiu atrás no placar, então precisava virar o jogo, coisa que ainda não tinha conseguido neste campeonato. E virou.
• Foi novamente campeão na 35ª rodada, como havia acontecido em 2015.
• Com a vitória, ultrapassou o Fluminense no retrospecto geral. Agora são 38 vitórias e 37 derrotas contra a equipe carioca.
• A volta de Danilo foi um capítulo à parte. Parado há mais de um ano, o meia voltou a entrar em campo por alguns minutos. Ele ainda recebeu a faixa de capitão das mãos de Fagner, em uma imagem bastante emocionante.
• Danilo, aliás, agora é tri brasileiro pelo clube (2011, 2015 e 2017), igualando o feito de Dinei, vencedor em 1990, 1998 e 1999.
• E ainda se tornou o jogador mais velho a entrar em campo com a camisa do Corinthians, com 38 anos, cinco meses e quatro dias (excetuando-se Luizinho, que foi homenageado aos 65 anos em 1996 na partida de estreia de Edmundo e jogou alguns minutos). Danilo entrou em substituição a Jô, que detém o recorde inverso: estreou em 2003 com 16 anos, três meses e 26 dias, e é até hoje o mais jovem a entrar em campo pelo time.
• Jô, aliás, foi destaque mais uma vez: foram dele os gols de empate e da virada do Corinthians.
• Com mais dois gols na conta, Jô voltou a ser o artilheiro isolado da competição. Será que vai terminar assim?
• Pela segunda vez em nossa história vencemos Paulista e Brasileiro no mesmo ano, sendo a outra ocasião o ano de 1999.
Corinthians hepta. E sem fax!
Próximo jogo: 19/11, contra o Flamengo, fora de casa, pelo Brasileirão.
Veja os gols no vídeo:
Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2017, clique aqui.
Quando temos Kazim marcando o gol da vitória, não tem jeito. É pra ser campeão.
Na rodada anterior, Giovanni Augusto já havia garantido a vitória corinthiana com seu primeiro gol na temporada, e agora foi a vez do "gringo da favela" marcar pela primeira vez no campeonato.
Quarta-feira pode ser o dia do título. Se vencermos o Fluminense, a taça é nossa, independentemente dos demais resultados. E mesmo se empatarmos ou perdermos, a rodada pode definir o título, caso os demais "candidatos" à taça também vacilem.
Aguardemos. Tá chegando a hora!
Próximo jogo: 15/11, contra o Fluminense, em casa, pelo Brasileirão.
Veja o gol no vídeo:
Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2017, clique aqui.
A rodada parecia totalmente adversa ao Corinthians. Enquanto os rivais e "candidatos" a título fariam jogos teoricamente fáceis, teríamos pela frente uma pedrada. O Santos recebeu o Vasco e tinha tudo para vencer; por sua vez, o Palmeiras visitou o fraco Vitória e também era favorito para somar três pontos; já o Corinthians teve como adversário o sempre complicado Atlético-PR fora de casa, e em um jogo desses, empate já é bom resultado. Assim, muitos tinham certeza que a nossa vantagem na liderança encurtaria mais uma vez.
Mas não é que tudo foi favorável a nós? Vencemos e ainda vimos os dois rivais tropeçar. Com os resultados, abrimos 11 pontos de vantagem para o Palmeiras e nove para o Santos. O vice-líder volta a ser o Grêmio, que venceu novamente – mas, na boa, não preocupa ninguém, já que está com a cabeça na final da Libertadores.
E o herói improvável da partida acabou sendo o desacreditado Giovanni Augusto, que poucas oportunidades vinha tendo no time, mas veio do banco para marcar o gol da vitória.
O único porém acabou sendo a lesão do goleiro Walter. Devido à convocação do titular Cássio, Walter entrou em campo pela primeira vez na temporada e fez uma partidaça – inclusive, defendeu um pênalti –, mas acabou se machucando ao cobrar um tiro de meta e deve desfalcar a equipe pelo resto da temporada. Pra piorar: talvez tenha sido a última partida do atleta com a camisa do Corinthians, já que muitos dão como certa a sua transferência para o rival São Paulo.
Incrivelmente, é a primeira vez no returno que vencemos duas partidas seguidas. Embalou pra finalmente conquistar o hepta?
Próximo jogo: 12/11, contra o Avaí, em casa, pelo Brasileirão.
Veja o gol no vídeo:
Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2017, clique aqui.
Campeonato Brasileiro 2017 – 32ª rodada
No sábado, 32 mil torcedores foram ao treino (sim, 32 mil pessoas no TREINO) apoiar e incentivar o Timão. No domingo, foram 46 mil, novo recorde de público da Arena.
Teve até mosaico do bi mundial, em clara provocação ao rival.
E o time correspondeu jogando como há muito não fazia e se doando como sempre deve ser feito em um dérbi. Vimos em campo a raça que tanto exigimos, aquela que foi tão elogiada no primeiro clássico do ano, em fevereiro. É importante ressaltar que as mudanças promovidas por Carille (Camacho e Clayson nas vagas de Maycon e Jadson) deram resultado. Assim, batemos o rival e seguimos na busca do primeiro hepta sem fax da história do Campeonato Brasileiro.
Nos chamavam de cavalo paraguaio, então fizemos os dois primeiros gols com os paraguaios Romero e Balbuena. OK, no primeiro gol Romero estava um pouco à frente, mas foi um impedimento milimétrico. E pra aumentar a polêmica, ainda teve um pênalti que está fazendo os palmeirenses chorar até agora (embora Jô realmente tenha sido derrubado).
Foi o último clássico do ano, e é incrível o aproveitamento corinthiano: contra o Palmeiras, três vitórias em três jogos; contra o São Paulo, duas vitórias e quatro empates em seis jogos; e contra o Santos, duas vitórias e uma derrota em três jogos. No dérbi, em especial, freguesia, exatamente no ano em que se comemora o centenário do confronto.
No último pós-jogo, falei que achava que o título já tinha ido embora. Como é bom queimar a língua! Se mantivermos essa pegada, vai ser difícil alguém tirar da gente.
Próximo jogo: 8/11, contra o Atlético-PR, fora de casa, pelo Brasileirão.
Veja os gols no vídeo:
Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2017, clique aqui.
1904 nasceu Del Debbio, defensor que atuou no Corinthians de 1922 a 1931, em 1935 e em 1939 e treinador do clube de 1939 a 1942, de 1947 a 1948 e em 1963.
1928 nasceu Carbone, meio-campista que atuou no Corinthians de 1951 a 1957.
Para ver outras datas importantes da história do Corinthians