Copa do Brasil 2025 – Oitavas de final: jogo de volta
O que vivemos na noite de 7 de agosto de 2025 foi simplesmente histórico.
Pela primeira vez na história, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram na Copa do Brasil.
E pela primeira vez na história, o Corinthians eliminou o Palmeiras em um mata-mata que não fosse válido pelo Campeonato Paulista. Já havíamos derrotado o rival em um jogo decisivo de campeonato interestadual, o Torneio Rio-São Paulo de 1954, mas aquele torneio era disputado em pontos corridos.
Além disso, pela primeira vez na história, o Corinthians bateu o Palmeiras em dois confrontos eliminatórios na mesma temporada, já que comemoramos o Paulistão deste ano também em cima deles. É verdade que fomos campeões contra o rival duas vezes na temporada 1954 (no Paulista e no Rio-São Paulo), mas não havia final naqueles tempos, já que ambas as competições eram disputadas em pontos corridos.
Nada apaga as doloridíssimas eliminações que sofremos contra o alviverde em jogos muito importantes da nossa história, mas temos cada vez mais motivos para sorrir contra eles. De 2017 pra cá, vencemos o Brasileiro tendo o rival como nosso vice, tiramos deles a chance de serem tetra no Paulista em 2025 e agora batemos o adversário em um campeonato nacional, e na casa deles.
Curiosamente, pouco mais de dois meses atrás, eu escrevi neste espaço, cheio de ódio, após a eliminação pela Sul-Americana contra o Huracán, que a temporada 2025 tinha acabado, já que no Brasileirão não tínhamos chance e na Copa do Brasil cairíamos assim que pegássemos pela frente um Palmeiras ou um Flamengo. Eis que ambos foram eliminados na noite de ontem (assim como o São Paulo), enquanto o Coringão segue vivo. Vivo até quando, ainda não sabemos, mas não é hora de pensar nisso. É hora de desfrutar o momento.
(Inclusive, este texto foi publicado após o sorteio dos confrontos das quartas de final, e ficou decidido que pegaremos o Athletico-PR, sem dúvida o mais fraco entre os sete oponentes possíveis. Se passaremos ou não, ninguém sabe, mas avançar, com todo o respeito ao adversário, é obrigação)
Ah: e segunda tem jogo pelo Brasileirão contra o Juventude, que não vem ganhando de ninguém. Bora buscar os três pontos.
Próximo jogo: 11/8, contra o Juventude, fora de casa, pelo Brasileirão.
Para ver os posts dos outros jogos da Copa do Brasil 2025, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário