quarta-feira, 9 de maio de 2012

Técnicos – Oswaldo Brandão


Gaúcho da cidade de Taquara, Oswaldo Brandão nasceu no dia 18 de setembro de 1916. Começou no futebol como jogador, atuando como médio-direito, mas uma contusão no joelho o obrigou a encerrar a carreira aos 26 anos. Logo se tornou treinador. Começou no Palmeiras, e treinou também as duas Portuguesas: a da capital e a de Santos. Pouco tempo depois, trabalhando como gerente em um cinema enquanto esperava propostas para voltar ao futebol, foi convidado a assumir o Corinthians.

Sua estreia no cargo aconteceu no dia 10 de julho de 1954, contra o Palmeiras, pelo Rio-São Paulo, e não poderia ter sido melhor. Nessa partida, a vitória corinthiana aliada a uma combinação de resultados nos deu o título do Rio-São Paulo de 1954. No mesmo ano ele também seria campeão paulista do Quarto Centenário, o título mais importante do Corinthians até então. Venceu também o Torneio Internacional Charles Miller, em 1955.

Brandão treinou o Corinthians até 1957. Na ocasião, perdeu o título paulista para o São Paulo na última rodada, e acabou demitido. O treinador trabalhou posteriormente em diversas equipes e na Seleção Brasileira, mas voltou ao Corinthians em 1964, com a missão de tirar o clube da fila que já durava 10 anos. Mas não foi dessa vez que o Mestre Brandão daria mais um título à fiel torcida. O máximo que conseguiu foi o Rio-São Paulo em 1966 dividido com Botafogo, Santos e Vasco, e logo em seguida Brandão deixaria novamente o clube, para onde só retornaria em 1977.

Mas estava escrito que esse seria o ano do Corinthians. Após um início ruim no Paulistão, Oswaldo Brandão conseguiu unir o grupo em busca do título que acabaria com o jejum que já durava 23 anos, extraindo o máximo de seus jogadores e fazendo com que todos do elenco e da fiel torcida acreditassem na conquista do título. Na época seu filho estava com câncer, em estado terminal, e mesmo assim Oswaldo Brandão se dedicou ao máximo ao clube, focado em um único objetivo: o título do Campeonato Paulista de 1977. E como todos nós sabemos, o Corinthians foi o campeão, fazendo com que Brandão fosse ainda mais amado pelos torcedores corinthianos.

A última passagem do treinador pelo time do Parque São Jorge foi em 1980, mas não obteve bons resultados, deixando a equipe no ano seguinte.

Brandão não passava nem perto de ser um grande estrategista. Tinha como maior qualidade a capacidade de unir o elenco, criando um ótimo ambiente para os atletas. Era visto mesmo como um paizão por todos, chegando inclusive a dar conselhos financeiros aos jogadores com quem trabalhava. Grande ídolo não só no Corinthians, mas também no maior rival Palmeiras, foi criado em sua homenagem no ano de 2009 o "Troféu Oswaldo Brandão", com posse transitória, disputado no derby entre as duas equipes.

Oswaldo Brandão faleceu em São Paulo, em 29/07/1989, aos 72 anos.

Pelo Corinthians:

Jogos:
438

Vitórias:
249

Empates:
96

Derrotas:
93

Títulos:
Torneio Rio-São Paulo: 1954 e 1966
Campeonato Paulista: 1954 e 1977
Torneio Internacional Charles Miller: 1955


Para ver uma lista dos principais técnicos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros técnicos da história do Corinthians, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário