sábado, 15 de dezembro de 2012

Pré-jogo: Corinthians x Chelsea-ENG

Fiel Torcida, falta apenas um dia para a partida pela qual a gente está esperando desde 4 de julho, o tal do Corinthians x Chelsea de que tanto se fala. Na verdade, há quem espere essa partida desde bem antes, o dia 19 de maio, quando a equipe inglesa venceu a Champions League, e nós ainda estávamos nas quartas de final da Libertadores contra o Vasco...

Quanto maior a importância da partida, mais difícil é escrever algo a respeito, pois o nervosismo toma conta da gente. O que dá pra dizer todo mundo já sabe: o Chelsea atropelou o Monterrey na semifinal, jogando umas 200 vezes melhor do que a gente, e tá botando pânico geral. Havia quem dissesse que os ingleses não eram de nada, mas depois de quinta-feira o discurso mudou. Os caras são bons, MUITO BONS, e temos que admitir: são os favoritos. A gente pode ser campeão, mas não vai ser nada fácil.

Eu poderia argumentar apelando pra história dos Mundiais da FIFA de 2005 e 2006. Em ambas as edições, os times brasileiros (São Paulo e Internacional, respectivamente) tiveram um desempenho pífio na semifinal contra adversários ridículos (3x2 no Al Ittihad, da Arábia Saudita, e 2x1 no Al Ahly, do Egito, respectivamente) e viram as equipes europeias (Liverpool e Barcelona, respectivamente) aplicarem goleadas implacáveis em seus adversários (3x0 no Deportivo Saprissa, da Costa Rica, e 4x0 no América, do México, respectivamente). Cheios de marra, os europeus foram pra final achando que iam atropelar, e todo mundo sabe o que aconteceu: título brasileiro. Será que a história vai se repetir?

Prefiro argumentar recorrendo à história do próprio Corinthians, que é o que nos interessa. Uma equipe que jamais decepciona o torcedor, especialmente quando tem a massa ao seu lado. Foi assim em 1976, na invasão do Maracanã; em 1990, pintando o Morumbi de preto e branco; em 2000, invadindo o Maracanã outra vez; na Libertadores deste ano, calando 50 mil bocas na Bombonera; e em diversas outras ocasiões ao longo desses 102 anos. Assim é o Corinthians: quando a massa toma conta, não tem pra ninguém.

Temos motivos de sobra pra acreditar sim na conquista desse Mundial, afinal, os estádios japoneses já viraram filiais do Pacaembu. Mas quero pensar diferente. Quero pensar que nada vai mudar, com título ou sem título. Não que a conquista não seja importante, é claro que é, mas desde quando algo muda pra nós com algum título? Alguma coisa mudou com a conquista da Libertadores? Seu sentimento mudou? Sua paixão pelo time aumentou? Seu interesse cresceu? Espero que não. Pra mim, pelo menos, não mudou nada.

É por isso que quero aproveitar esse espaço não pra almejar o título mundial ou fazer projeções sobre a partida, e sim pra destacar o sentimento corinthiano  o que, na boa, é muito maior do que qualquer taça. Se pudermos ganhar, maravilha. Comemore como um louco, afinal, é o que somos, e não é todo dia que se conquista o mundo. Mas, se tivermos que perder (sai, zica!), certamente será como homens, então, cabeça erguida.

Independentemente do resultado, AQUI É CORINTHIANS. O resto é detalhe. Até mesmo título mundial.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário