sexta-feira, 31 de julho de 2015

Gols Históricos – Cristian contra o São Paulo no Campeonato Paulista de 2009

Foi um golaço, dando a vitória de virada ao Corinthians nos últimos segundos da primeira partida da semifinal do Paulistão 2009, no dia 12 de abril. Mas histórica mesmo foi a comemoração de Cristian. Quem não se lembra do gesto direcionado à torcida tricolor após o gol?

Veja o gol no vídeo:


Para ver uma lista de gols históricos do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros gols históricos do Corinthians, clique aqui.
       

Agenda – 31 de julho

No dia 31 de julho de:

  • 1988 Corinthians venceu o Guarani por 1x0 e conquistou o Campeonato Paulista de 1988, o 20º de sua história.

Para ver outras datas importantes da história do Corinthians 
na nossa agenda, clique aqui.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pós-jogo: Corinthians 3x0 Vasco

Campeonato Brasileiro 2015 – 16ª rodada

Passeio em Itaquera!

Um Corinthians agressivo, com movimentações intensas e rápidas trocas de passes, mal tomou conhecimento do frágil Vasco da Gama, que apenas luta desesperadamente contra o rebaixamento.

Foi um dia com um olho no peixe e outro no gato: além de fazer a nossa parte vencendo, precisávamos secar o Atlético-MG, que recebia o São Paulo em jogo no mesmo horário, pois uma combinação de resultados poderia nos colocar na liderança. Não adiantou muito, pois o clube mineiro acabou goleando, e assim a ordem do dia passou a ser simplesmente vencer e manter a distância de 2 pontos para o líder. Deu certo: Corinthians 3x0, com gols de Renato Augusto, Gil (este, "meio na cagada", como o próprio explicou depois) e Elias.

Próximo jogo: 9/8, contra o São Paulo, fora de casa, pelo Brasileirão.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2015, clique aqui.
          

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Pós-jogo: Coritiba 1x1 Corinthians

Campeonato Brasileiro 2015 – 15ª rodada

Como dá raiva saber que mais uma vez, por pura covardia do nosso treinador, deixamos de somar 3 pontos fora de casa contra uma equipe fraquíssima, que tem tudo pra ser rebaixada! Recuar pra tentar segurar vitória por 1x0 contra time fraco quando se luta pra ser campeão é algo que eu nunca vou entender.

Desta vez, a caridade foi feita contra o "poderosíssimo" Coritiba, que atualmente ocupa a inglória 19ª colocação na tabela e, cá entre nós, vai jogar a Série B ano que vem, sem choro nem vela. Quando digo que fizemos uma "caridade", não estou escondendo o fato de que o Coritiba jogou muito bem, sufocando o Corinthians na 2ª etapa, e que mereceu até mesmo virar a partida. Estou simplesmente afirmando que se o Corinthians tivesse atuado com um mínimo de hombridade, não teria pensado 2 vezes em matar o jogo, fazendo 2x0, para aí sim começar a se defender.

Aliás, professor Tite, vai aí um recado que provavelmente ninguém te deu no seu estágio de 1 ano nos melhores clubes da Europa: não se planta um time na retranca quando o resultado está apenas 1x0. Quando se adota essa postura, pode acontecer exatamente o que vimos ontem: sofrer o empate aos 47 do 2º tempo. Fomos castigados por pura burrice, por pura teimosia.

São outros 2 pontos que vão fazer falta lá na frente, como já havíamos falado no empate contra o Goiás, pela 11ª rodada, também fora de casa. Enquanto isso, o Atlético-MG, com um futebol ofensivo, não dá um vacilo e continua somando pontos e aumentando o seu saldo. Assim fica difícil de correr atrás, não é mesmo?

Próximo jogo: 29/7, contra o Vasco, em casa, pelo Brasileirão.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2015, clique aqui.
          

sábado, 25 de julho de 2015

Agenda – 25 de julho

No dia 25 de julho de:

  • 1950 nasceu Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, atacante que atuou no Corinthians de 1977 a 1980 e treinador do clube em 1989.

Para ver outras datas importantes da história do Corinthians 
na nossa agenda, clique aqui.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pós-jogo: ABC 0x1 Corinthians

Amistoso

Sem compromissos oficiais no meio de semana, o Corinthians foi convidado pelo ABC, do Rio Grande do Norte, para uma partida muito especial na noite de ontem: um amistoso de comemoração do centenário da equipe potiguar.

Poucas pessoas estão familiarizadas com a história dos clubes que não são dos grandes centros, mas o ABC é um dos times mais tradicionais do Nordeste e ostenta dois recordes bastante interessantes: é uma das únicas equipes, juntamente com o América-MG, a vencer 10 títulos estaduais na sequência (seu decacampeonato foi conquistado entre os anos de 1932 e 1941) e possui o maior número de títulos estaduais dentre todos os clubes do Brasil, sendo campeão potiguar 52 vezes.

Para nós, o jogo foi uma oportunidade de testar peças diferentes – Tite levou 9 garotos da base e escalou vários jogadores que não têm muitas oportunidades no time principal, mas não só isso: foi mais uma prova da importância do Corinthians aos olhos dos adversários. Convites não faltam, seja para inaugurar o estádio do Atlético-PR no ano passado, seja para fazer jogo de festa no centenário do ABC ontem, atitudes importantíssimas para manter o nome do Corinthians sempre no topo, já que não é só pelo desempenho dentro de campo que se mede a grandeza de um clube.

Veja o gol no vídeo:


Próximo jogo: 26/7, contra o Coritiba, fora de casa, pelo Brasileirão.
      

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Agenda – 22 de julho

 No dia 22 de julho de:

  • 1928 ocorreu a inauguração da Fazendinha, em um amistoso contra o América-RJ. Placar: 2x2.
  •           
  • 1950 nasceu Nelson Baptista Junior, o Nelsinho Baptista, treinador do Corinthians de 1990 a 1991, de 1996 a 1997 e em 2007.

Para ver outras datas importantes da história do Corinthians 
na nossa agenda, clique aqui.

domingo, 19 de julho de 2015

Pós-jogo: Corinthians 1x0 Atlético-MG

Campeonato Brasileiro 2015 – 14ª rodada

O jogo era fundamental, de 6 pontos, contra o líder do Brasileirão, o Atlético-MG. Jogo que pode mexer com a história do campeonato, que dá moral pra quem ganha e abala a confiança de quem perde, que faz o torcedor da equipe vencedora acreditar ainda mais em um bom desempenho na busca do título. E deu Corinthians: 1x0, gol de Malcom.

Agora, ocupamos a vice-liderança, com 29 pontos – temos a mesma pontuação do próprio Atlético, mas nosso saldo de gols é menor. E o mais importante: estamos jogando bem. Tomamos um baita sufoco, é verdade, mas seguramos o adversário, honrando a melhor defesa da competição, e quando tivemos a oportunidade de abrir o placar, abrimos. É assim que tem que ser.

Veja o gol no vídeo:


Próximo jogo: 22/7, contra o ABC, fora de casa, em amistoso.

Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2015, clique aqui.
          

sábado, 18 de julho de 2015

Agenda – 18 de julho

No dia 18 de julho de:

  • 1922 nasceu Cláudio, atacante que atuou no Corinthians de 1945 a 1957.

    Para ver outras datas importantes da história do Corinthians 
    na nossa agenda, clique aqui.

    segunda-feira, 13 de julho de 2015

    Pós-jogo: Flamengo 0x3 Corinthians

    Campeonato Brasileiro 2015 – 13ª rodada

    Ao longo dos últimos dias, muito se falou do confronto de ontem, que seria o 1º Corinthians x Flamengo após a equipe rubro-negra contratar os ex-jogadores corinthianos Guerrero e Emerson Sheik. Porém, devido a um acordo entre as diretorias dos dois clubes, foi decidido que os atletas não entrariam em campo. Talvez tenha feito falta para o Flamengo, pois o Corinthians aplicou uma sonora goleada: 3x0, fora o baile.

    Embora o jogo tenha sido disputado no Maracanã, parecia que jogávamos em casa tamanha era a facilidade com que nossa equipe passeava em campo. A vitória, que não vinha no Maracanã desde 2007, em um 3x2 contra o Botafogo (contra o Flamengo no estádio, não vencíamos desde 2002) foi a primeira após a reforma do Maraca e teve um sabor especial: foi demais ver o Guerrero na torcida, olhando tudo com aquela cara de "Ai meu Deus, olha a besteira que eu fui fazer...".

    Nitidamente o Corinthians voltou a jogar bem nas últimas partidas. Pode não ser aquele futebol envolvente do começo do ano, mas as trocas de passes, a movimentação dos jogadores e, principalmente, a qualidade do meio-campo voltaram a funcionar. É isso que queremos ver.

    Seguimos no G4 – atualmente, estamos na 3ª posição. E semana que vem tem o jogo mais importante do campeonato até aqui: o pega é contra o líder, Atlético-MG, na nossa Arena.

    Veja os gols no vídeo:


    Próximo jogo: 18/7, contra o Atlético-MG, em casa, pelo Brasileirão.

    Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2015, clique aqui.
              

    sábado, 11 de julho de 2015

    Agenda – 11 de julho

    No dia 11 de julho de:

    • 1920 ocorreu a histórica goleada de 11x0 sobre o Santos, a maior da história do confronto.

      Para ver outras datas importantes da história do Corinthians 
      na nossa agenda, clique aqui.

      sexta-feira, 10 de julho de 2015

      Pós-jogo: Corinthians 2x0 Atlético-PR

      Campeonato Brasileiro 2015 – 12ª rodada

      Parece que o fator casa voltou a fazer a diferença no Timão: desta vez, a vítima na Arena Corinthians foi o Atlético-PR, derrotado por 2x0.

      Entramos no G4, seguimos a 3 pontos do líder e continuamos mostrando cada vez mais força. Vamos passo a passo.

      Agora o adversário será o Flamengo, no domingo, mas sem as presenças de Guerrero e Sheik, novas contratações rubro-negras, devido a um acordo entre as diretorias dos dois clubes.

      Veja os gols no vídeo:


      Próximo jogo: 12/7, contra o Flamengo, fora de casa, pelo Brasileirão.

      Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2015, clique aqui.
                

      Agenda – 10 de julho

      No dia 10 de julho de:

      • 1954 Corinthians venceu o Palmeiras por 1x0 e conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1954, o 3º de sua história.
      •           
      Para ver outras datas importantes da história do Corinthians 
      na nossa agenda, clique aqui.

      quarta-feira, 8 de julho de 2015

      Ídolos – Zé Maria

      Alguns jogadores se destacam por sua técnica; outros, pela raça. Mas há casos especiais em que as duas qualidades se fundem em um só atleta. É o caso de Zé Maria – ou José Maria Rodrigues Alves, nascido em Botucatu, no interior de São Paulo, no dia 18 de maio de 1949.

      Considerado o maior lateral-direito do Corinthians em todos os tempos, Zé Maria era técnico e habilidoso o suficiente para ter defendido a Seleção Brasileira por 10 anos, de 1968 a 1978 (foi campeão mundial em 1970, titular na campanha brasileira na Copa de 1974 e só não disputou o Mundial de 1978 porque se machucou às vésperas do torneio), mas também tinha a raça e a determinação como algumas de suas principais qualidades, que, aliadas a um invejável porte físico e um fôlego interminável, lhe renderam os apelidos "Super Zé", "Muralha" e "Cavalo de Aço" (este, em alusão a uma novela da Rede Globo dos anos 70) e lhe garantiram um lugar eterno na galeria dos Deuses da Raça corinthianos.

      Torcedor corinthiano desde criança, Zé Maria chegou a declarar que jogaria no Corinthians até mesmo de graça. Seu pai também era corinthiano, e Zé Maria lhe prometeu que um dia defenderia seu clube do coração e que conquistaria pelo menos um título para ele.

      Sua carreira profissional começou na Ferroviária de Botucatu. Depois, jogou na Portuguesa, clube de onde veio para o Corinthians após uma negociação conturbada, em 1970. Em tempos de jejum, suas primeiras campanhas de destaque no Timão foram os vices no Paulista de 1974 e no Brasileiro de 1976, mas já no ano seguinte seria um dos principais nomes da campanha histórica no Paulista de 77, no qual ocorreu a quebra do jejum de títulos. Inclusive, o gol da redenção surgiu de seus pés: foi Zé Maria quem cobrou a falta e alçou a bola na área para que, após um bate-rebate, Basílio marcasse o gol que nos tirou da fila de 23 anos.

      Outro momento marcante de Zé Maria com a camisa do Corinthians ocorreu na primeira partida da final do Paulista de 1979, novamente contra a Ponte Preta, quando ele acabou sofrendo um sangramento devido a um corte profundo no supercílio. Zé Maria se recusou a deixar o gramado, literalmente dando o sangue pelo Corinthians. A imagem do Super Zé com a camisa ensanguentada é, até hoje, símbolo máximo da raça corinthiana em todos os tempos, tendo inclusive recebido uma homenagem no Pacaembu anos depois, em 2013, e merecido o lançamento oficial de uma réplica na loja oficial do clube.

      Após os títulos paulistas de 1977 e 1979, Zé Maria voltou a vencer um estadual em 1982, época da Democracia Corinthiana, e em 1983, ano em que chegou a parar de jogar e foi eleito democraticamente por seus colegas o novo treinador da equipe. Mas, após 10 jogos no comando, ele entregou o cargo a Jorge Vieira e voltou para os gramados, tornando-se campeão paulista como jogador pela quarta vez.

      Alem de títulos, Zé Maria também tem conquistas individuais, tendo recebido a Bola de Prata da revista Placar como melhor lateral-direito do país em 1973 e 1977.

      O final de sua carreira foi emocionante. Na despedida, enquanto a torcida tirava a sua camisa, Zé Maria afirmou: “Estão tirando um pedaço de mim”. A paixão de Zé Maria pelo Corinthians é tão grande que no memorial corinthiano está exposta uma camiseta sua com a frase “a esse clube que durante muitos anos foi a minha própria vida”. Sua despedida oficial foi em um Corinthians x Palmeiras, no Morumbi, mas Zé Maria nem chegou a entrar em campo. Apenas deu a volta olímpica, e foi aplaudido pelo estádio todo, inclusive pelos torcedores rivais.

      Pelo Corinthians:

      Jogos:
      595

      Gols:
      17

      Títulos:
      Campeonato Paulista: 1977, 19791982 e 1983

      Para ver uma lista dos principais ídolos da história do Corinthians, clique aqui.

      Para acessar os posts sobre outros ídolos da história do Corinthians, clique aqui.
            

      terça-feira, 7 de julho de 2015

      Agenda – 7 de julho

      No dia de julho de:

      • 1968 nasceu Pedro Francisco Garcia, o Tupãzinho, meio-campista que atuou no Corinthians de 1990 a 1996.

        Para ver outras datas importantes da história do Corinthians 
        na nossa agenda, clique aqui.

        segunda-feira, 6 de julho de 2015

        Pós-jogo: Goiás 0x0 Corinthians

        Campeonato Brasileiro 2015 – 11ª rodada

        Como era de se esperar, o Corinthians não conseguiu vencer uma equipe da parte inferior da tabela: ficamos apenas no 0x0 com o fragilíssimo Goiás. Mas até que não jogamos mal, e o que importa é que seguimos a 3 pontos de distância do líder.

        Próximo jogo: 9/7, contra o Atlético-PR, em casa, pelo Brasileirão.

        Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2015, clique aqui.
                  

        sábado, 4 de julho de 2015

        Agenda – 4 de julho

        No dia 4 de julho de:

        sexta-feira, 3 de julho de 2015

        Pós-jogo: Corinthians 2x0 Ponte Preta

        Campeonato Brasileiro 2015 – 10ª rodada

        Lição de casa feita: em duas partidas seguidas jogando na nossa arena, somamos os 6 pontos que, cá entre nós, eram obrigação.

        O mais incrível é ver nosso querido técnico recuar o time nas duas partidas após marcarmos o 1º gol. Detalhe: não estávamos enfrentando o Bayern de Munique fora de casa, mas os todo-poderosos Ponte Preta e Figueirense NO NOSSO ESTÁDIO! Ontem quase o tiro saiu pela culatra, pois a Ponte começou a querer mandar no jogo e se não fossem as atuações excepcionais de Gil e Cássio, que seguraram tudo lá atrás, a gente tava ferrado.

        Domingo tem jogo contra o Goiás, que atualmente se encontra na zona de rebaixamento. Não se surpreendam se a gente não pontuar.

        Próximo jogo: 5/7, contra o Goiás, fora de casa, pelo Brasileirão.

        Veja os gols no vídeo:


        Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Brasileiro 2015, clique aqui.
                  

        quarta-feira, 1 de julho de 2015

        Agenda – 1º de julho

        No dia 1º de julho de:

        • 2009 Corinthians empatou com o Internacional em 2x2 e conquistou a Copa do Brasil de 2009, a 3ª de sua história.

            Para ver outras datas importantes da história do Corinthians 
            na nossa agenda, clique aqui.