terça-feira, 24 de novembro de 2015

Técnicos – Carlos Alberto Parreira

Carlos Alberto Parreira, nascido no Rio de Janeiro em 27 de fevereiro de 1943, marcou época no Corinthians, apesar de ter treinado a equipe apenas por um ano, em 2002. Isso acontece não só pela quantidade de títulos e boas campanhas em um espaço tão curto de tempo (foi campeão do Torneio Rio-São Paulo e da Copa do Brasil e vice no Campeonato Brasileiro), mas pelo seu estilo de jogo moderno que, embora fosse considerado um tanto defensivo, priorizava a posse de bola e a troca de passes – o que fez com que o Corinthians fosse um time taticamente muito à frente de seus oponentes.

Em 2002, com uma carreira de mais de 3 décadas, Parreira já havia treinado vários clubes do Brasil e do mundo e também diversas seleções nacionais. Técnico de sucesso, já tinha em seu currículo naquele momento quatro participações em Copas do Mundo: com o Kuwait, em 1982; com os Emirados Árabes Unidos, em 1990; com o Brasil, em 1994 – quando conduziu a Seleção ao tetracampeonato –; e com a Arábia Saudita, em 1998, e foi contratado junto ao Corinthians com a dura missão de substituir Wanderley Luxemburgo, cuja passagem havia sido muito bem sucedida.

A chegada de Parreira não foi muito comemorada. Apesar de campeão do mundo pela Seleção Brasileira, o treinador sempre foi favorável a um estilo de jogo mais pragmático, que buscava o resultado, e não o espetáculo. Mas o estilo de Parreira deu mais certo do que se imaginava. Partindo do princípio de que ”quanto maior a posse de bola, menor é a chance de o adversário fazer alguma coisa”, o Corinthians de Parreira era arrasador. Logo em seu primeiro semestre no clube, foi campeão duas vezes na mesma semana: venceu o Rio-São Paulo sobre o São Paulo no domingo e a Copa do Brasil em cima do Brasiliense na quarta-feira. Além disso, levou o Corinthians a mais uma final de Campeonato Brasileiro, na qual foi derrotado pelo Santos.

Porém, naquele mesmo ano o treinador recebeu a proposta de substituir Luiz Felipe Scolari na Seleção Brasileira. Assim, Parreira se despediu do Corinthians e voltou à Seleção, com a qual venceria a Copa América de 2004 e a Copa das Confederações de 2005 e disputaria sua 5ª Copa do Mundo em 2006. Ele ainda foi treinador da África do Sul no mundial de 2010, alcançando o recorde de seis Copas do Mundo como técnico, e coordenador-técnico da Seleção Brasileira na Copa de 2014, totalizando sete experiências em mundiais.

Pelo Corinthians:

Títulos:
Copa do Brasil: 2002
Torneio Rio-São Paulo: 2002

Para ver uma lista dos principais técnicos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros técnicos da história do Corinthians, clique aqui.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário