quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pós-jogo: Corinthians 3x0 Comercial

Campeonato Paulista 2014 – 11ª rodada

Terceira vitória seguida do Corinthians! Com o 3x0 em cima do Comericial de Ribeirão Preto na noite de ontem, somamos 9 pontos nos últimos 9 disputados, coisa que não acontecia desde abril do ano passado.

Mas se engana quem pensa que foi um jogaço. Encontramos infinitas dificuldades contra um adversário que só pensava em se defender. Guerrero perdia um gol atrás do outro, demoramos pra encaixar e parecia que a zica não iria ter fim.

Por incrível que pareça, foi só depois da lesão do atacante peruano, ainda no primeiro tempo, que as coisas começaram a funcionar. Luciano, novidade na equipe, mal entrou e já abriu o placar. No segundo tempo, Luciano fez mais um, e ainda tivemos tempo de ver o zagueiro Gil finalmente fazer o seu primeiro golzinho com a camisa alvinegra. Fim de jogo: goleada por 3x0.

É, a situação tá melhorando. Mas ainda precisamos secar os adversários do grupo. Olho grande no Botafogo, no Ituano e no Audax!

Próxima partida: quarta-feira, fora de casa, contra o Linense.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Paulista de 2014, clique aqui.
         

Agenda – 27 de fevereiro

No dia 27 de fevereiro de:

  • 1943 nasceu Carlos Alberto Parreiratreinador do Corinthians em 2002.
               

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pós-jogo: Corinthians 3x2 Rio Claro

Campeonato Paulista 2014 – 10ª rodada

Com 2 gols de Romarinho e 1 de Cléber, o Corinthians derrotou o Rio Claro por 3x2 na noite de ontem. Segunda vitória consecutiva e mais tranquilidade para buscar a vaga nas quartas de final do Paulistão – o que, vamos falar o que é verdade, é obrigação.

Próxima partida: quarta-feira, no Pacaembu, contra o Comercial.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Paulista de 2014, clique aqui.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pós-jogo: Oeste 1x2 Corinthians

Campeonato Paulista 2014 – 9ª rodada 

Pra quem achava que o Corinthians estava morto e enterrado no Paulistão, toma essa: 2x1 no Oeste, com direito a uma ótima exibição do reforço Jadson, que deu um belíssimo passe de letra para o gol de Romarinho e ainda fez o seu, um golaço de fora da área como há muito tempo não víamos.

Por mais que adversários frágeis como o Oeste não sirvam muito de parâmetro, estamos sim no caminho certo. É visível. Que isso se confirme no sábado, contra o Rio Claro, e também no restante do campeonato.

Pra melhorar, a rodada foi toda favorável a nós. O líder do nosso grupo, Botafogo de Ribeirão Preto, e o vice-líder, Ituano, perderam seus jogos, enquanto o XV de Piracicaba, que ocupava a 3ª posição, empatou. Com isso, o grupo deu uma bela embolada, e nossas chances de classificação aumentaram bastante.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Paulista de 2014, clique aqui.
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Agenda – 19 de fevereiro

No dia 19 de fevereiro de:

  • 1954 nasceu Sócratesmeio-campista que atuou no Corinthians de 1978 a 1984.
               

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Pós-jogo: Corinthians 1x1 Palmeiras

Campeonato Paulista 2014 – 8ª rodada 

Um clássico em que jogamos melhor e merecemos vencer, mas não vencemos. É essa a imagem que vai ficar na mente de todos os corinthianos após o empate em 1x1 com o Palmeiras na tarde de ontem.

Jogamos. Agredimos. Buscamos o resultado. Mas clássico é clássico, todo mundo sabe. Nem sempre o melhor vence. Até saímos na frente, com Romarinho, que fez seu 5º gol em 4 clássicos contra o Palmeiras. Mas levamos o castigo aos 37 do segundo tempo: gol de Alan Kardec, que adora marcar contra a gente, com a colaboração da nossa zaga, que falhou mais uma vez.

Agora, sejamos justos: o time melhorou de produção. Pode parecer pouco dizer que 2 empates seguidos significam uma evolução, mas é visível o aumento do rendimento corinthiano. E pra quem perdeu 4 jogos consecutivos, ver o time voltando aos eixos é sim motivo pra comemorar.

Os próximos 2 jogos, teoricamente, são fáceis: Oeste de Itápolis fora de casa e Rio Claro no Pacaembu. Somar 6 pontos é OBRIGAÇÃO. E não estou nem pensando em escapar do rebaixamento, estou pensando em classificação para a segunda fase.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Paulista de 2014, clique aqui.
       

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Corinthianos Famosos – Julio Rocha

O ator Julio Rocha, nascido em São Paulo no dia 22 de outubro de 1979, também é corinthiano fanático.


Para ver uma lista de corinthianos famosos, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros corinthianos famosos, clique aqui.
                

Agenda – 15 de fevereiro

No dia 15 de fevereiro de:

  • 1950 o Corinthians empatou com o Botafogo em 1x1 e conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1950, o 1º de sua história.
           

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Corinthianos Famosos – Thaila Ayala

A atriz e modelo Thaila Ayala, nascida em 14 de abril de 1986 em Presidente Prudente, São Paulo, é mais uma louca do bando.


Para ver uma lista de corinthianos famosos, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros corinthianos famosos, clique aqui.
                

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ídolos – Wladimir

Maior lateral-esquerdo da história do Corinthians, Wladimir Rodrigues dos Santos nasceu na cidade de São Paulo no dia 29 de agosto de 1954. Dono absoluto da camisa 4 corinthiana ao longo de 14 anos, Wladimir marcou história no Corinthians não apenas pela longevidade na defesa do time, mas principalmente pela raça que desempenhava dentro de campo e pelo amor incondicional pelo clube demonstrado até os dias de hoje.

Prata da casa, Wladimir iniciou sua carreira nas divisões de base do Corinthians e subiu para a equipe principal em 1972, durante uma excursão à Europa. A partir do momento em que se firmou como titular na lateral-esquerda, não saiu mais do time, logo se tornando um dos principais jogadores do elenco.

Aliás, era difícil vê-lo fora de campo. Wladimir fazia questão de jogar todas as partidas. Já chegou a entrar em campo com 39 graus de febre, tornozelo inchado e até mesmo com uma costela quebrada. Palavras dele: “Para mim, o sofrimento dentro de campo sempre foi menor que a tristeza de assistir ao jogo do lado de fora”.

O primeiro grande momento de Wladimir no Timão foi a final do Paulista de 1974, quando o jejum de títulos corinthiano completava 20 anos. Mas a derrota para o arquirrival Palmeiras por 1x0 pôs fim ao sonho do título e obrigou o torcedor a adiar por mais alguns anos a comemoração pela quebra do jejum. No entanto, mesmo com a derrota, Wladimir ganhou o troféu Bola de Prata da revista Placar como o melhor lateral-esquerdo daquele ano.

Em 1976, ano em que ganhou sua 2ª Bola de Prata, Wladimir disputou outra final, a do Campeonato Brasileiro, contra o Internacional – torneio marcado pela inesquecível Invasão Corinthiana ao Maracanã na semifinal contra o Fluminense, considerada por Wladimir o seu momento mais importante como profissional. Porém, o Corinthians foi derrotado por 1x0 e mais uma vez ele teve que se contentar com o vice-campeonato.

A grande consagração viria no ano seguinte, 1977, no Campeonato Paulista. Ao lado de outros ídolos eternos como Zé Maria, Vaguinho e o "Pé-de-Anjo" Basílio, Wladimir participou da histórica conquista corinthiana que pôs fim aos 22 anos, 8 meses e 7 dias sem títulos. No 1x0 contra a Ponte Preta, participou da jogada que culminaria no gol da libertação: foi dele a cabeçada defendida pelo zagueiro Oscar antes que a bola sobrasse para a finalização de Basílio.

Wladimir foi campeão estadual outra vez em 1979, novamente contra a Ponte Preta. Na década seguinte, conquistou o bicampeonato paulista em 1982-1983, ambos sobre o São Paulo, em um histórico período conhecido como a Democracia Corinthiana, da qual Wladimir, junto com Sócrates, Zé Maria e Casagrande, foi um dos líderes. No período, dentre tantos jogadores experientes e com espírito de liderança, Wladimir teve a honra de ser escolhido por votação dos próprios jogadores (bem aos moldes da Democracia Corinthiana) o capitão da equipe.

Em 1985, Wladimir deixou o Corinthians, transferindo-se para o Santo André. Voltaria ao Timão em 1987, mas por pouco tempo, e, após rodar por diversas equipes do futebol nacional, encerrou sua carreira em 1991. Nas poucas vezes em que precisou enfrentar o Timão, recebeu homenagens de eterno carinho e agradecimento da torcida.

Por ser um jogador de defesa, Wladimir marcou poucos gols em sua carreira. No entanto, um dos mais bonitos da história corinthiana tem a assinatura dele: contra o Tiradentes, do Piauí, na vitória por 10x1 pelo Campeonato Brasileiro de 1983 (a maior goleada na história do torneio até hoje), Wladimir acertou uma bicicleta incrível, marcando o 7º gol corinthiano no jogo.

Seu estilo era de um defensor moderno: extremamente eficiente na marcação, mas igualmente perigoso nas subidas para o ataque. Sua arma principal no combate aos adversários era o carrinho, mas sempre de forma limpa – foi expulso apenas quatro vezes na carreira, sendo duas dessas expulsões injustas, segundo o próprio Wladimir garante.

Seu filho, Gabriel, seguiu os passos do pai e também se tornou jogador, e lateral, como ele – só que pelo lado direito. Uma das poucas frustrações da vida de Wladimir é não ter visto o filho atuando com a camisa do Timão (Gabriel, aliás, surgiu no rival São Paulo).

Wladimir é detentor de vários recordes com a camisa corinthiana: é o jogador que mais vezes atuou pelo clube (806 partidas), o que jogou mais partidas seguidas (161 jogos sem contusões ou suspensões, de 28 de março de 1981 a 21 de maio de 1983) e o que mais partidas disputou pelo Campeonato Brasileiro (268). Além disso, ganhou a Bola de Prata da revista Placar como melhor lateral-esquerdo do país em 3 ocasiões: 1974, 1976 e 1982.

Pelo Corinthians:

Jogos:
806

Gols:
32

Títulos:
Campeonato Paulista: 1977, 1979, 1982 e 1983

Para ver uma lista dos principais ídolos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros ídolos da história do Corinthians, clique aqui.
      

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Agenda – 11 de fevereiro

No dia 11 de fevereiro de:

  • 1950 nasceu Wagno de Freitas, o Vaguinhoatacante que atuou no Corinthians de 1971 a 1981.
               

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Pós-jogo: Mogi Mirim 1x1 Corinthians

Campeonato Paulista 2014 – 7ª rodada 

Após 4 derrotas consecutivas, o Corinthians voltou a pontuar. O resultado não foi nenhuma maravilha (empate em 1x1 contra o Mogi Mirim, jogando fora de casa), mas foi fundamental pelo menos para encerrar uma sequência tão incômoda e perigosa como a que vínhamos fazendo.

É preciso elogiar: jogamos um pouco melhor do que nas partidas anteriores. Não faltou dedicação e o time me pareceu mais acertadinho. Por enquanto é melhor que nada – mas é muito pouco pra quem almeja sair do buraco. Tem que evoluir muito ainda.

Aliás, estamos longe da possibilidade de relaxar. Estamos em último lugar em nosso grupo e na assustadora 16ª posição na classificação geral, ou seja, somos o 1º time fora da zona de rebaixamento. Tem que abrir o olho, e é pra ontem.

A próxima partida é só no próximo domingo: clássico contra o Palmeiras, equipe com a melhor campanha no campeonato até aqui. Os 3 pontos são obrigação, até porque não há nada melhor do que vitória contra o maior rival para ajudar a colocar tudo nos eixos novamente.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Paulista de 2014, clique aqui.
 

Agenda – 10 de fevereiro

No dia 10 de fevereiro de:

  • 1980 o Corinthians venceu a Ponte Preta por 2x0 e conquistou o Campeonato Paulista de 1979, o 17º de sua história.
                

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pós-jogo: Corinthians 0x2 Bragantino

Campeonato Paulista 2014 – 6ª rodada 

Perdemos novamente: 2x0 para o Bragantino, em casa – resultado mais do que previsível dentro dessa crise absurda que estamos vivendo. Mas, como já disse no post do jogo anterior, a derrota é o de menos. É óbvio que os 3 pontos vão fazer falta lá na frente, pensando não só na classificação para a 2ª fase, mas até mesmo em escapar de um inaceitável rebaixamento no Estadual, mas a treta é mais complexa do que isso, como todos já devem ter notado.

Ontem novamente houve uma violência absurda dentro da própria torcida corinthiana. Alguns "torcedores" (como já expliquei, torcedores entre aspas, pois são bandidos acima de tudo) das organizadas tentaram reprimir na violência os torcedores de verdade, que foram ao estádio pra apoiar e tentar ajudar o time que tanto amam a sair do buraco. O quebra-pau foi vergonhoso, mais uma vez, e parece que tudo está cada vez pior. É crise das grossas, e o prognóstico é o mais pessimista possível.

E a limpa no elenco já começou: Ibson, execrado, tratou de assinar com o primeiro clube europeu que o levasse embora de vez, e partiu para o patético Bologna, da Itália (o que, cá entre nós, pra ele tá ótimo); Douglas acabou de assinar com o Vasco (sim, Vasco, na Série B, e levando em conta a bola que ele vem jogando, tá ótimo também); Edenílson já havia sido negociado com a Udinese, também da Itália; mas a grande surpresa foi a negociação-relâmpago envolvendo Alexandre Pato: uma troca com o São Paulo, que vai nos enviar o meia Jadson (outro que também não vem jogando nada), em um típico "eu me livro do meu problema e te ajudo a se livrar do seu", pra ver se as torcidas param de pegar no pé dos caras. Talvez novos ares façam bem aos dois, e realmente precisamos de um meia articulador para fazer a função que Douglas não faz direito há muito tempo. Mas me parece que Jadson está longe de ser o cara que vai resolver os problemas do Timão e, além disso, é mais um que tá entrando em uma grande fria. Quanto a Pato, já vai tarde.

O próximo jogo é domingo, contra o Mogi Mirim – isso se tiver rodada, já que a ameaça de paralisação é real. É esperar pra ver.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Paulista de 2014, clique aqui.
              

Agenda – 6 de fevereiro

No dia 6 de fevereiro de:

                

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Agenda – 5 de fevereiro

No dia 5 de fevereiro de:

  • 1984 nasceu Carlitos Tévezatacante argentino que atuou no Corinthians de 2005 a 2006.
               

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Agenda – 4 de fevereiro

No dia 4 de fevereiro de:

  • 1922 o Corinthians venceu o Paulistano por 2x0 e conquistou o Campeonato Paulista de 1922, o 3º de sua história.


              

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Pós-jogo: Ponte Preta 2x1 Corinthians

Campeonato Paulista 2014 – 5ª rodada 

Pra quem não está sabendo dos detalhes, aproximadamente 200 "torcedores" (entre aspas, porque são na realidade uma cambada de bandidos) invadiram o CT do Corinthians no sábado e promoveram uma verdadeira batalha ao longo de duas horas. Os jogadores precisaram se esconder; Guerrero foi agredido (ele foi esganado por um dos marginais), assim como uma faxineira do clube, que chegou a levar uma gravata. Até celulares foram furtados na invasão.

Devido aos acontecimentos vergonhosos, alguns jogadores defendiam a ideia de que o Corinthians não deveria jogar no domingo (Guerrero, inclusive, teria afirmado que nada o faria entrar em campo) mas o time acabou jogando – incluindo Guerrero. Seja por pressão das emissoras que transmitem a partida ou até mesmo dos próprios dirigentes, o time foi a campo. Mas nem vou gastar tempo falando do jogo. O caos que se implantou no Corinthians é uma questão mais importante do que somar ou não 3 pontos.

É isso que acontece quando se dá espaço para líderes de torcida mandarem no seu time. Bandidos/torcedores, que têm o respaldo de uma diretoria omissa, se revoltam com o mau momento do time. Como pode sair alguma coisa boa disso tudo? São caras com a mentalidade do “joga por amor ou joga por terror”, de uma mediocridade absurda. Caras que apontam o dedo pra jogadores, diretoria e comissão técnica, mas não enxergam que também têm grande responsabilidade nesse momento turbulento. Ou não é culpa desses torcedores marginais termos perdido tantos mandos de jogo? Ou não são eles os responsáveis pelo estado de nervos lastimável em que os nossos jogadores têm entrado em campo recentemente?

Além de toda a barbárie, há uma grande possibilidade de pagarmos essa conta também dentro de campo. E eu não estou falando de passar um ano sem ganhar títulos, estou falando de rebaixamento, de crise real.

Esse é o Corinthians ladeira abaixo: 3ª derrota consecutiva, desta vez para a Ponte Preta – um resultado mais aceitável, diga-se de passagem, do que perder pro São Bernardo em casa ou ser goleado pelo Santos. Só que perder mais uma, tomar 7 gols em 2 jogos ou ter os 2 zagueiros expulsos, como aconteceu ontem, tá longe de ser o maior problema do Corinthians na temporada. Tem coisa muito mais séria por trás disso tudo, e é bom alguém botar ordem na casa o quanto antes.

Veja os gols no vídeo:


Para ver os posts dos outros jogos do Campeonato Paulista de 2014, clique aqui.
                           

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Agenda – 1º de fevereiro

No dia 1º de fevereiro de:

  • 1971 nasceu Marcelo Pereira Surcin, o Marcelinho Carioca, meio-campista que atuou no Corinthians de 1994 a 1997, de 1998 a 2001, em 2006 e em 2010.